domingo, 18 de abril de 2010

Mais uma de NY

Pois bem seu psicanalista sou obrigada a dizer que estou com saudades de casa.
Eu sei , eu sei que me entender não é assim a coisa mais fácil da terra. Ontônti (como diria  a minha vó) eu estava meio triste porque ia ter que voltar pra casa e não tinha conhecido todos os lugares que queria aqui em NY e também porque queria comprar mais coisas* e hoje eu estou com saudades de caa, louca pra voltar,pensando porque não voltei antes.

NY é uma cidade bem legal, talvez porque mais da metade das pessoas que vivem aqui são de fora e então existe uma mistura bem bacana por aqui, é uma cidade que não dorme, luminosa e  onde  tudo acontece muito rápido. De vez em quando, no meio da correria, da balbúrdia, dos barulhos de sirenes de carros de polícia e ambulâncias, no meio de tanta gente apressada, deslumbrada, correndo pra pegar o trem ou tirando fotos alucinadamente e falando duzentas línguas diferentes a gente encontra um parque ou um jardim aberto e lá,como se fosse uma contradição, algumas pessoas sentadas rodeadas de flores,lendo seus jornais e tomando seus cafés ou comendo morangos.

Isso é um pouco de Nova Iorque que nunca dorme, onde se pode comprar leite na farmácia as 4 horas da manhã,onde tranquilamente se pode pegar trens e percorrer toda a cidade a qualquer hora, onde se paga o taxi com cartão de crédito(eu sei que tem no BR, mas pra mim é uma novidade), onde se paga a farmácia em um caixa eletrônico automático e onde quase tudo funciona com maquininhas e botões... Tente lavar a roupa sozinho e verás!!!  Nova Iorque das manicures japonesas, dos sushis baratíssimos( AMO), dos taxistas indianos e árabes (nunca vi um japonês!), dos restaurantes latinos e dos taxis que dão enjôos. Quer ficar mal da barriga, da cabeça, com vontade de vomitar? Take a cab! Mal estar instantâneo, mais parecem umas carroças que arrancam e param repentinamente se sacolejando! Nova Iorque dos loucos nas estações de trens, que lembram o filme Ghost! Loucos mesmo, gente resmungando, praguejando sozinha pelos cantos e até (pasme) andando e arrancando as roupas o.O O mais estranho é que ninguém faz nada, e lá vai o louco loquear pra outro canto, o negócio é manter distância da moça com desejo sexual desenfreado, do bêbado tentando abrir a cerveja na lata de lixo, da senhora(essa é famosa e assustadora) com um furo na testa que dá pra ver até o osso que fica praguejando por aí( nada contra, s eeu tivesse uma ferida assim também praguejaria).

Enfim, muitas coisas aconteceram por aqui, muitas mesmo! Fui num bar búlgaro onde vi pessoas do Leste Europeu dançando de forma "estranha", almocei num restaurante cubano onde ninguém era de Cuba, presenciei a cena de um crime/ briga de gangues no Harlem, vi japoneses vestidos de manos, vi  um muçulmano rezando ajoelhado na 34 street, li os nomes das vítimas do 11 de setembro deles nas estações de trem com frases de carinho e não pude não me comover, fiquei tentada a comprar algo falsificado em Chinatown mesmo não dando bola pras marcas, fui num culto só pra ver o coral Gospel e saí quando começou o sermão mega conservador e a cestinha recolhendo dinheiro.... "Meu" taxi foi atingido por uma pedra ou algo do tipo, mandei uns manos tarados e uns indianos metidos a conquistadores tomarem naquele lugar no maior estilo "Fuck you, idiot!" e amei! Almocei no Mac Donalds e no Subway pra economizar dinheiro, virei estrelinhas no Central Park, comi um hot dog das carrocinhas e fui numa festinha onde tocava música brasileira =)

Bem essa é um pouco da minha visão sobre NY, aparentemente o capitalismo não mostra suas garras descaradamente e parece que ninguém sabe de nada do que acontece, que só querem levar as suas vidas... Mesmo assim é brabo ver que tem um monte de gente tentando a vida aqui, pensando que tudo é perfeito e não olhando pra mais além.... Mesmo assim é estranho ver o quanto se consome nessa cidade( e eu sou culpada por isso também) e como se produz lixo por aqui. Cada coisa que tu compra na Deli é uma sacola, as pessoas não cozinham em casa.... tomam café na rua -embalagem, comem nas Delis -embalagem, pedem comida pra levar -embalagem, sacola, garfo, faca e canudinho...como se não tivessem talheres em casa... e por aí vai, é muito lixo é muita coisa descartável...mesmo, mesmo.

Preciso parar e pensar sobre tudo isso...sobre o contraste extremo de estar em Cuba e depois vir pra NY... sobre como virei uma louca consumista mesmo tentando me controlar,sobre como é estranho ter um ATM(caixa eletrônico que tira dinheiro de qualquer lugar do mundo) em cada esquina-ou menos, como se as pessoas tivessem urgência em consumir... mea culpa =P

Bem, amanhã estou voltando pra casa, pra minha rotina, pra minha cama, pra minha gata , pros meus amigos... Quero chegar logo, abraçar as pessoas, comer feijão e coisas saudáveise também quero me exibir com meus chapéus =P

7 comentários:

João dos Correios(vulgo Francisco) disse...

E aíííííí; que bom guria que tu estás vendo os dois lados da moeda , eles falam da pobreza em Cuba mas.... não enxergam lixo que o consumismo produz . Sabe vou confessar uma coisa tenho cá meu orgulho em dizer , olha conheço uma menina que foi a Cuba e agora faz uma "vistoria" na cidade do Tio San hahahaha....; Bom retorno te cuida .
Há o Coruja me falou que tu vais virar dentista , vamos conversar na volta , Fica com Deus

André Lorenzoni Pereira disse...

Nossa, muito bom todos os momentos que você vivenciou ai eim!
Gostei muito do post, cheio de vida! kkkkkkk
Faça uma boa viajem de volta, e que seja melhor que a viajem de ida.
Abraços.

Mari F Silva disse...

É, Denoca, New York City, baby! A capital do capital e não se espera outra coisa do consumo que consome o mundo! Me deu nervoso esse teu post.

Poh, Deni, McDonalds foi fueda.

E quero ver teus chapéus.

Um beijo com uma saudade do tamanho da américa latina!

Si, y te quiero mucho, mi amiga!

Guilherme de Oliveira Pokorski disse...

Welcome to the jungle

Eduardo disse...

a denise me mandou comentar.

MEMÓRIAS disse...

ai guria... quero saber mais da viagem e de tuas impressões de NY!

saudades...

bjão,

Chico Cougo disse...

Parabéns Denise! Teus textos são uma delícia de ler. Quando eu crescer, quero escrever assim!

Bjs!