sábado, 23 de janeiro de 2010

O dia em que resolvi dar adeus ao psicanalista...

Estava decidida, naquele dia eu iria me dar alta! Primeiramente iria me desculpar por faltar as consultas... mas depois iria explicar a minha situação, iria dizer que me sentia bem e que a maioria dos meus problemas estavam resolvidos. Afinal eu já não era mais a Denise desesperada da primeira consulta, eu já não mais chorava na frente de estranhos e não me sentia mais um patinho feio e incapaz... Eu era outra mulher! Totalmente madura, segura e resolvida!

Não precisava mais de psicanalistas, aliás... psicanalistas são para os fracos. Pessoas fortes (como eu) aguentam os problemas no peito, sofrem na carne e aprendem com os erros. Pessoas de fibra (como eu) não ficam se lamuriando com pequenas crises existenciais totalmente egoístas e egocêntricas. O mundo é tão maior e está cheio de problemas ( vide Haiti). É quase uma futilidade gastar tempo e dinheiro pensando e analisando a própria vida. Pessoas desapegadas(como eu)e humildes(como eu) sabem que os problemas do mundo são tão maiores e mais urgentes do que a vida mesquinha da maioria das pessoas. Aliás, decidi que desprezo os profissionais que trabalham nessa área, ganhando dinheiro às custas da infelicidade alheia e causando uma estranha e cruel sensação de dependência.

Decidida que estava,por todo o caminho fui ensaiando o que dizer, fui decorando palavra por palavra o texto de uma desculpa perfeita para conseguir me livrar das consultas, pra conseguir me livrar daquele psicanalista ardiloso e aproveitador que só estava interessado no meu dinheiro e que por isso jamais me daria alta. É claro que ele ia tentar me dissuadir, iria fazer uso das mais baixas técnicas que conhecia para me tentar fazer desistir. Mas eu já estava vacinada. Não me abalava mais com um olhar triste e pidão e nem me deixava enganar com falsas promessas de felicidade.

Eram 19:01 quando bati na porta do consultório de cabeça erguida, disposta a acabar com toda aquela palhaçada ...

- É a Denise?( ouvi do outro lado da porta), pode entrar.
Entrei mais decidida ainda em acabar de vez com aquilo, desde quando ele resolveu não abrir mais a porta para mim? Desde quando não me cumprimentava com os três beijinhos habituais e com aquele abraço amigo?

Entrei na salinha de sempre e lá estava ele me esperando... Escorado num canto,com os braços cruzados fez cara de desdém e me cumprimentou friamente...

- Oi, Denise. Pode sentar? ( apontando o dedo para a poltrona florida, minha velha amiga)

Eu me sentei, decidida a fazr todo o trabalho rapidamente, seco e limpo...Toda desajeitada ( como desajeitada? E a minha convicção?) comecei logo a pedir desculpas pelas minhas ausências, por faltar as consultas sem avisar, por não ter remarcado nada e por tê-lo deixado na mão.( Não! Não era esse o texto! Como assim, desculpas por tê-lo deixado na mão? Ele é um aproveitador...um aproveitador que só quer o meu dinheiro!)

- Sem problemas, é assim mesmo com alguns pacientes. Estou acostumado...eles simplesmente não se comprometem...

- Não! Não é isso é claro que eu me comprometo, mas é que...( Denise retardada! Tu está destruindo todo o nosso plano, não se comova com esses olinhos tristes!)

- Sem problemas Denise, é comum os pacientes frequentarem algumas sessões e com o tempo, acharem que estão bem e que não precisam mais de tratamento. Tu veio aqui se despedir? Dizer que o dinheiro está curto e que as nossas consults foram ótimas mas que não lhe sobra tempo, nem dinheiro e que , na realidade você se sente curada da maioria dos problemas e acha que consegue seguir sozinha?Porque se for isso, pra mim tudo bem...

Nossa, com esse papinho ele me acertou em cheio. Psicanalista ardiloso! Não poderia ceder tão facilmente... Era óbvio que ele não iria querer me perder..Era óbvio que ele não iria querer ter seu salário diminuído...E que história era esse dele me enquadrar junto com os pacientes comuns, retardados que acreditavam que não precisavam mais de tratamento??! EU não precisava mais de tratamento... ou ele achou que eu era o quê? Uma leiga? Uma qualquer que decidiu por conta própria ignorar a ciência e a medicina em troca de um bem estar momentâneo?? O MEU caso era diferente. Pessoas pragmáticas(como eu) e eficazes(como eu)sabem pôr um ponto final.Tomei coragem, respirei fundo e decidi acabar de vez com aquilo:

- Olha seu psicanalista, é o seguinte... Eu me sinto bem, não acredito que precise de mais consultas... Mas eu lhe prometo que se um dia eu vier a piorar eu volto aqui e continuamos de...

- Tem certeza Denise, de que tudo está bem? Não tem nenhum problema que lhe aflige, nada que te incomoda? estou estranhando essa súbita auto confiança... Será que não tem nada por detrás disso?

- Não, não..eu estou bem...estou perfeitamente bem...errr... e o que poderia haver de errado comigo, ahn? Já entreguei meu TCC! Estou de férias!Dia 29 é minha formatura e no dia 30 eu embarco pro Peru! Quem poderia ser mais feliz?

- Bem, se tu acha que está tão bem assim, podemos cancelar as nossas consultas. Boa formatura e boa viagem!

Nossa! Como ele foi frio... como foi rápido em me dar alta... como pôde esquecer de todos os nossos momentos juntos... das nossas confidências...Como pôde me deixar ir? Logo eu, uma pessoa tão fraca e carente...Logo eu ,uma garota dependente e insegura que não sabe o que fazer da vida pós formatura? Deveriam prender esse psicanalista por negligência...abandonar uma paciente assim, gorda, solteirona e desesperada... e justo no período de férias! Os sorrisos, os abraços, o mini panetone e os lencinhos...tudo falso, tudo falso... ele não se importava mais comigo...

Com o coração partido e uma tremenda dor no peito, me sentei na poltrona florida..a MINHA poltrona florida e comecei novamente a me lamuriar da vida, pedindo desculpas pelo que eu havia falado antes....

- Então tu não quer cancelar as consultas?
- Não! snif...func func...e barulhos de nariz... Eu não quero...Sabe como é seu psicanalista...eu vou me formar, não sei o que fazer da vida, estou uma baleia e gorda e deprimida assim eu nunca vou arranjar ninguem...E meus pais estão de férias, minha irmã está longe, estou desempregada, não tem nada pra comer em casa e como se não bastasse ainda tem o Haiti....

Depois de muito tempo retornei ao psicanalista. E foi essa a consulta, parecida com todas as outras, egoísta como todas as outras e desinteressante pra maioria das pessoas...exceto pra mim, que continuo a mesma, com os mesmos problemas e a mesma performance .

5 comentários:

Chico Cougo disse...

Fantástico!

Vida longa às consultas!

Anônimo disse...

Velhos hábitos são difíceis de largar.


Sei como é esse negócio se formar e não saber o que fazer... Complicado.


Continue com as consultas. Prevejo progresso no futuro (nem que seja para uma confortável sala acolchoada...)

MEMÓRIAS disse...

HEHEHEHEHE!!!

MUITO LEGAL!!!

NÃO ABANDONE O PSICANALISTA (O BLOG)!

BJÃO E ATÉ 29/01,

Deb disse...

Continua! Conmtinua!
Essa dependência é ótima.

O texto está muito muito muito bom.

Beijinho neguinha! Eu sei que é difícil ficar longe de mim!

Caroline disse...

Esse texto está muito bom mesmo!