quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ó vida, ó céus!

Querido psicanalista

Depois de termos feito as pazes, depois da nossa emocionante reconciliação venho aqui mais uma vez dizer que te abandonarei....Mas já aviso que "o problema não é você, sou eu".

Deu, deu..chega de drama! Não sei se falei , mas eu me formo amanhã! Sim, sim e sim!!! Não sei se disse também que iria para o Peru no dia seguinte! Sim sim e sim!!! NÃÃÃÃÃO! Pois bem... o mundo anda tão complicado ultimamente, não bastassem os conflitos no Suriname, o terremoto no Haiti e a pobre Palestina ( sem falar dos inúmeros outros problemas que aflingem o nosso globo) agora inventaram mais um mini desastre natural no Peru(Péris, pros mais íntimos ..) Chuvas e chuvas e chuvas...e mais um belíssimo terremoto de 5,8 graus! Não sei o que pensar a respeito disso! Tá certo que visitar o país bem na época de chuvas não era lá o must, maas era o que dava dentro do pacote econômico para estudantes desempregados e dependentes dos pais. Mas não precisava chover tanto assim, né? Rafting em Águas Calientes... o máximo! Na mochila vai uma capa de chuva e uma pá para ajudar a desenterrar os mortos!

Pois bem...então respondo a pergunta de você que está aflito, preocupado, nervoso e com pena de mim nesse exato momento:

Não, não cancelaremos a viagem!

Como?!!!

Isso mesmo, vamos do mesmo jeito( porque jeito se escreve com j, mas geralmente se escreve com g), já que o ônibus já foi pago, o pessoal que vinha de outros estados já comprou passagem e tudo o mais... Mas não se preocupe que não vamos para o Peru! Pelo menos não pra região de Cusco! Já que somos muito "aventureiros" e a ideia é "muita festa e diversão dentro do ônibus" temos que escolher um novo itinerário... Ou vamos para Patagônia OU para a Cordilheira dos Andes, passando por Córdoba, Mendonza e Santiago do Chile...

Votações estão rolando, intrigas, armações e confabulações também... Qual será o nosso destino? Soube que até andam comprando votos por aí, trocando votos por lugares no ônibus e tudo o mais... eu já disse e repito! E como sou uma pessoa de fibra e que se posiciona já disse... Voto ( e não apenas voto, como também faço campanha) para irmos pra Cordilheira dos Andes!

Patagônia é legal... Patagônia é bonita, maaaaas me parece que é só.
Me parece que é só um lugar muito bonito onde não se tem nada para fazer além de admirar a natureza, comer comidas caras e esquiar na neve com roupas de nylon coloridas, com um super óculos de sol amarelo e uma touca à la Barbie Estação de Ski!

Patagônia = lugar para fotógrafos
Patagônia = lugar para turistas ricos
Patagônia = lugar para onde iam minhas colegas patys ( Bariloche) nas férias de inverno enquanto eu, recalcada e pobre , ia para Passo Fundo
Patagônia = lugar para onde vão pessoas que se influenciaram com o livro/ filme "In to the Wild"
Patagônia = lugar para pessoas REALMENTE aventureiras que acampam, esquiam, escalam montanhas e não para pessoas asmáticas e sem trajes apropriados como eu...
Patagônia = lugar de experimentar a nova mochila e equipamentos "Trilhas e Rumos" ou "Algo ainda mais caro"

Mas tudo bem, posso ter parecido insensível com esse resumo superficial e rasteiro. Mas queria conhecer culturas diferentes, gente diferente, comida diferente, músicas diferentes e o que me parece é que nesses lugares ( leia-se cidades extremamente turísticas no meio do nada que vão cobrar um horror por uma garrafinha de água ou por um chá de camomila) só vão turistas! E a população nativa? Qual é a história dos moradores de Ushuaia? de El calafate? Qual sua música típica, como é o seu artesanato ( abrigos de nylon em cores neon?) Quais são seus dialetos??? Tenho medo de encontrar só gente loira de pele clara e bochechas levemente rosadas...

Como deu pra perceber seu psicanalista, a Patagônia não me atrái tanto assim, na verdade me atrái sim, talvez em outra circunstância... mas como ando me empenhando na missão de difamar o adversário só posso ver e expor os lados negativos... Aliás.... vamos combinar Patagônia, que nome mais feinho, não? E te faz lembrar o que? Ahn... Mãe fui pra Patagônia e lá encontrei vários... avestruzes? bois? pinguins? montes bonitos?!!! NÃO! Patos! E vamos combinar também que patos são animais que não possuem o menor "glamour superstar", ainda mais se compararmos com as lhamas e alpacas do cenário andino.

Enfim, nessa terrível imagem que criei repentinamente e doentiamente sobre esse que pode ser considerado um dos lugares mais bonitos e legais de conhecer do mundo fiz uma mistura péssima. Ridicularizei aventureiros que conseguem apreciar por horas lugares bonitos e inóspitos, ofendi a cultura local , bem como o povo e os trabalhadores da região, estereotipei as pessoas que andam de ski comparando-as à Barbie em suas férias de inverno e ainda ridicularizei o nome da região! Patagônia, segundo a wikipedia, vem de "Patagones" , nome dado pelo navegador portuguÊs Fernão de Magalhães aos habitantes da região por seus pés grandes.

Bem, todas as maldades e injustiças cometidas por mim são apenas uma mostra do que sou capaz quando realmente quero alguma coisa...( Huahuahuahua.... risada malévola)

Brincadeira!( ou não?..." Eu tenho medo")
Que seje o que seje! Me desejem felicidades, muita alegria, paz, boa música, boas compras, fotos belíssimas, muitas histórias pra contar e um namorado rico e estrangeiro ( com consciência social)

Mandarei notícias quando for possível! O que quer dizer não tão cedo...
Não morram de saudades de mim, se a coisa apertar me comprem presentes ou comentem coisas lindas ao meu respeito, elogiando esse ser maravilhoso que Deus colocou na terra para alegrar a vida alheia... ou se acostumem e me troquem por outro amigo qualquer =P

3 comentários:

Deb disse...

Ah neguinha!
Vai pra Cordilheira!
Eu ERA a maior adepta da Patagônia, mas já nem sou mais agora que descobri que lá só tem patos!
:P

Enfim, te diverte e aproveita!
Beijinhos

Chico Cougo disse...

Impossível não rir com teu conflito Patagônia X Cordilheira! (Sim, eu rio da desgraça alheia).

Francamente, acho que Córdoba, Mendoza e Santiago tinha muito mais a oferecer que a Patagônia. Só em termos musicais, vocês poderiam conhecer de perto alguns dos melhores ritmos do continente (zambas, chacareras, vidalas...). Sem falar que nesta época de verão, acontecem alguns dos maiores festivais de música nesta parte do mundo, uma coisa que deve ser linda de se ver.

OK, a Patagônia pode não ser o lugar da Barbie de roupas fosforescentes, mas não deve ter o mesmo "preço" da cordilheira.

De qualquer forma, uma boa viagem. No fundo, tem aquela velha história de que o que torna um lugar divertido não é o lugar em si, mas como aproveitamos ele. É um clichê, mas acho que tem seu fundo de verdade. ;)

nicolás disse...

faltou uma coisa:

patagónia=meca dos hippies argentinos