domingo, 5 de setembro de 2010

Uma festa de casamento japonês com amigas chinesas em Lisboa

Querido psicanalista.

Não é todo o dia que a gente tem a oportunidade de conviver com pessoas dos mais diferentes locais do mundo, nem com as suas culturas, hábitos, línguas, etc. Aqui, no  terceiro andar do apartamento 130, av. Elias Garcia, Lisboa tive muita sorte em encontrar 3 chinesas, 1 franco-portuguesa, 1 portuguesa de Madeira , 1 português de Deixe o Resto, 1 carioca, 1 paulista e 1 venezuelano. Na verdade, o venezuelano eu não vi ainda, se chama Pedro e está de férias.
Mas o mais legal disso tudo, além das trocas e do fato de nos depararmos tendo que  descrever ou explicar coisas básicas como a diferença de uma rede de pesca e uma rede de dormir, as diferentes pronúncias de maçã e massa, os significados diversos que a palavra apelido tem no português do Brasil e no português de Portugal- é  viver com pessoas que tu jamais teria a oportunidade de conhecer.
Ontem, por exemplo, eu e o Rafael (o carioca) fomos convidados pelas colegas chinesas( Janice,Thereza e Lam) para irmos numa festa de casamento japonês. Uau! E a gente foi, pensando que ia ser algo mega tradicional, com medo de tudo e sem jeito.
Mas não, qual não foi a nossa decepção - e alívio- quando percebemos que a festa de casamento era mesmo uma recepção no apartamento dos noivos. Com comida portuguesa, porque o Miguel, o noivo, é , adivinhem...português! A noiva, Massai é japonesa e eles se conheceram na Inglaterra!Tão Lomântico!
No final das contas - e da noite, não muito tarde porque as chinesas dormem cedo- estávamos num apartamento muito moderno, com uma mesa repleta de comida portuguesa, copinhos com sumos nas mãos e ao redor de alegres casaizinhos internacionais que conversavam em chinês, mandarim, cantonês, japonês,português e inglês. Ele português de Lisboa, ela japonesa, ele chinês, ela portuguesa do Porto... e nós, dois brasileiros perdidos( e alegres e admirados) no meio disso tudo.
A experiência foi ótima. Depois dela descobri pequenas coisas importantes: chinesas se arrumam para festas, demoram para escolher a roupa e usam uma maquiagem discreta e linda! Chinesas não bebem álcool e nem gostam de dar 2 beijinhos no rosto, chinesas sentem frio de noite, chinesas são o máximo e dá vontade de levar pra casa! Meigas, agudas,risonhas, simpáticas e facilmente assustáveis!

Manhê! Eu quero uma chinesinha de Natal.
Pode ser uma japonesa também, porque elas também são o máximo =)

                                       Thereza, Janice Chan, Eu e Lam na estação de Metro!
                                                                       Janice Chan!
O banquete
Pastéis de Nata
Azeitonas
Pães e patês diversos
Alguns convidados. Na ponta esquerda, Miguel (o noivo) e Massai( a noiva)
Chinesa e japonesa (:
Janice, eu, japonesa, Thereza, Lam e Rafa
Lam e Eu!
Thereza e Eu
Janice Chen e eu!
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      


2 comentários:

Tássia disse...

Só tenho algo pra dizer: fiquei tão emocionada com a foto dos teus pés com as sapatilhas da Tati e com a nossa tatuágy!!!! =D Fiquei faceira com a foto!!!!! E tira mais fotos vai! To louca de curiosidade!!!!!

Diego disse...

adorei o banquete, aqueles pasteis de nata devem ser maravilhosos!!
e deixe de tratar as chinesas como se elas fossem tamagochis hahahaha
bjao e saudades!